Definitivamente essa foi, para mim, uma jornada tranquilizadora. Quem me conhece sabe que sou "ansiada"... Vivo com caraminholas na cabeça me perguntando se o que estou fazendo é certo, se está dando resultado e, principalmente, se meus alunos estão aprendendo. Aí, participo de uma jornada que vem me mostrar que estamos sim no caminho certo! Que o professor não deve responder, mas saber fazer perguntas. Que a construção efetiva do conhecimento se dá levando em consideração as emoções e o prazer. Que o "caminho" para o conhecimento deve percorrer a observação, o registro, a organização, o relato e a comunicação. Essas são algumas das certezas que confirmei nessa jornada. Quer coisa mais tranquilizadora que isso? Saber que nossa escola está trilhando um caminho certo para melhorar a qualidade da educação e da vida de nossos alunos. Poderia descrever várias e várias linhas sobre minha tranquilidade, mas além do que já relatei, uma coisa me chamou bastante atenção: finalmente em uma jornada as palestras foram voltadas a abrir os olhos dos professores, somos educadores e responsáveis pelos alunos que temos! Mais uma confirmação de minhas idéias: o professor faz a turma que tem!
Professora Simone
Professora Simone
2 comentários:
Simone! Com certeza fazes a diferença para a construção de uma nova escola, com uma prática (de ensino/aprendizagem)inovadora. A tua proposta é extramemente condizente com esta escola sonhada, pensada e divulgada pelos educadores que "fizeram" a jornada. É esta escola que o Anita tambem deseja ser. No teu /nosso ( e como é bom fazer parte desta escola que TU tambem faz) caso já caminhas/caminhamos para esta realidade. Parabéns mais uma vez por esta proposta( que é tua!!). Que possamos inovar, (DESEN)formar, ensinar, aprender mais! Está em nossas mãs e depende da nossa ação(inicialmente individual) e coragem ( esta sim deve ser encarada de forma coletiva) romper com a estrutura escolar existente. E já começamos, não é mesmo!!!!??
Israel.
Simone
Gostaria de deixar marcada a minha admiração pelo trabalho que vens desenvolvendo. É uma alegria poder conhecer uma prática realmente inovadora, que tensiona as estruturas escolares, respeita os estudantes e dá espaço para o desejo.Como tu, acredito muito no potencial dos alunos e na capacidade de aprender que eles podem manifestar quando alguém lhes liberta espaço. Parabéns, seria muito justo se ganhasses o prêmio! Um abraço! Joyce ( a professora da aula de ontem)
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